CAMINHADA AO TOPO DO MORRO DA BABILÔNIA

DOMINGO, 2 DE JUNHO DE 2013


IMPERDÍVEL:  VENHA E CONVIDE UM AMIGO!

A PAISAGEM É DESLUMBRANTE E A TRILHA É CONSIDERADA SUAVE

Vista de 360º do alto do Morro da Babilônia: de um lado, o PÃO DE AÇÚCAR; do outro: a ENSEADA DE BOTAFOGO, o ATERRO DO FLAMENGO, a MARINA DA GLÓRIA. Num terceiro ponto: a ORLA DO LEME e a PRAIA DE COPACABANA





A Caminhada Ecológica será guiada e gratuita, pela Semana do Meio Ambiente, Dia da Mata Atlântica e em homenagem a nossa querida Tia Percília, falecida recentemente, que foi presidente da Amababilônia inúmeras vezes, e era a atual presidente, tendo como vice seu filho, nosso amigo Palô, o Carlos Antônio, presidente da CoopBabilônia. 


Essa Caminhada tem também o objetivo de nos lembrar da urgência de uma nova Consciência da necessidade de reduzir o Aquecimento Global e aperfeiçoar o nosso respeito para com o MEIO AMBIENTE em que vivemos. Visa, ainda, enfatizar nosso apoio à criação do PARQUE NATURAL PAISAGEM CARIOCA (composto pela APA do Morro do Leme, APA dos Morros da Babilônia e de São João, e Parque Estadual da Chacrinha. 


O Parque Natural Paisagem Carioca terá acesso a custos populares, gratuito para escolas e grupos de educação ambiental, usando como guias mão-de-obra das Comunidades para programa de geração de emprego e renda, num arranjo de economia local, envolvendo dois pontos: Topo do Morro da Babilônia e Topo do Morro do Leme.


É importante saber e divulgar que estes dois pontos - o Topo do Morro da Babilônia e o Topo do Morro do Leme também estão na mira da especulação do lucro privado dos teleféricos, e são possíveis pontos de expansão do Caminho Aéreo do Pão de Açúcar, com um projeto elitista, ingresso bem caro, de bilheteria altamente rentável, de muito lucro, que vai contra o modelo proposto pelo CGA, Conselho Gestor, modelo de Caminhadas Ecológicas de fácil acesso a todos, com baixo investimento e baixo impacto ambiental.


Primeiro, a especulação do lucrativo caminho aéreo voltou-se para o Morro do Leme, mas, diante dos obstáculos à exploração do local por este ser Patrimônio da Humanidade, os especuladores agora se voltam, nos bastidores, como sempre, para o Morro da Babilônia. Faça a Caminhada e clique aqui para ver sobre o que estamos falando.


Esse passeio pelo Morro da Babilônia dá visibilidade à Parceria de Adoção de APAs, entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) e o RIO SUL, e, ainda, a um dos mais bem sucedidos projetos da Prefeitura de nossa Cidade, o Projeto de Reflorestamento, que usa mão-de-obra das próprias comunidades vizinhas à área em recuperação ambiental,  no caso com o apoio do RIO SUL, adotante das APAs dos morros da Babilônia, São João e Leme. 


O trabalho de reflorestamento é realizado pela Cooperativa de Reflorestadores da Babilônia e o acompanhamento do CGA (Conselho Gestor das APAs), sob patrocínio permanente do RIO SUL, cujo papel tem sido fundamental para a manutenção constante nos últimos 11 anos do projeto de reflorestamento.


Nas APAs dos morros da Babilônia, São João e Leme os ecolimites, regra geral, tem sido respeitados. Essas APAs contam com a intensa participação das Associações de Moradores das comunidades vizinhas, da SOAPA Leme, do GAE e ambientalistas, do Centro de Estudos do Exército Brasileiro, que participa de forma ativa e, que, de forma hospitaleira, bimensalmente recebe a reunião dos ambientalistas. Conta, ainda, com a atuação da SMAC, além de outros órgãos públicos.



RECOMENDAÇÕES:

 Para adentrar em ÁREA MILITAR é necessário documento de identidade com foto (embalar em saquinho plástico para o caso de chuviscos no caminho). Portanto, reiteramos o aviso: não se esqueça de trazer sua Carteira de Identidade com foto.


Lembre-se:  calçado fechado, porém leve, 1 garrafa PET de 1 litro de água por pessoa para beber, comida nutritiva mas leve para o lanche comunitário no Topo do Morro da Babilônia, antes do abraço coletivo ao Meio Ambiente. A descida começa às 13h30.


PONTO DE PARTIDA


PONTO 1 – BOTAFOGO/URCA: chegar antes das 9 horas, no Redondo do Parque General Leandro, atrás do nº 66 da Rua Lauro Muller (rua atrás do RIO SUL). Informações no dia pelo telefone 9121-1498 ou 7742-5097.  


PONTO 2 – LEME: Chegar antes de 9h40 na esquina da Rua Ribeiro da Costa com Ladeira Ary Barroso. Informações fone 2295-6649 ou 7879-6319.


BRINDES:  Sob patrocínio do RIO SUL, os primeiros participantes a chegar ao PONTO DE PARTIDA receberão um BONÉ e uma CAMISA, que será o “uniforme” de nossa Caminhada Ecológica. 


MENORES: podem participar desde que acompanhados e com formulário de autorização que será distribuído, a ser preenchido e assinado no dia pelo responsável do menor.


PREVISÃO RETORNO AO PONTO DE PARTIDA14h.


ATENÇÃO:  EM CASO DE CHUVA, ligue para confirmar se o evento irá acontecer:  9121-1498 ou 7742-5097.