ALMA - QUEM SOMOS

ALMA – fundada em 1976


Objetivos:

A ALMA tem por finalidade congregar os moradores da sua área de abrangência com o objetivo precípuo de defender seus interesses enquanto moradores, representando-os perante os órgãos públicos e privados, nas questões relacionadas com os problemas comunitários, direitos da cidadania, como a preservação e o resgate da qualidade de vida, de forma a proporcionar um convívio mais feliz e mais seguro entre todos os moradores sob todos os aspectos.

Atividades:

Educação ambiental; Projetos com comunidades locais; Projetos de conservação ambiental; Campanha de mobilização da opinião pública; Fiscalização ambiental; Excursionismo.

Áreas temáticas:

Fauna e flora (conservação da biodiversidade); Unidades de conservação; Legislação ambiental e políticas públicas; Meio ambiente urbano (habitação, transporte, arborização, etc); Lixo (resíduos sólidos e líquidos); Áreas sociais/culturais.
Biorregiões nas quais as atividades estão concentradas:
Outra: Meio Ambiente Urbano.

Principais projetos desenvolvidos:

* Acompanhamento do Reflorestamento dos Morros da Babilônia, São João e Leme.
* Luta pela Implantação da Área Verde no lado par da Rua Marechal Ramon Castilla, destinado à arborização desde 1946 e até hoje ocupado irregularmente por usos comerciais.
* Manutenção do Projeto Comunitário ALMA-AMOVILA-UNIRIO, que desenvolve atividades esportivas e culturais envolvendo principalmente crianças e jovens, visando ocupá-los com atividade saudável e de prevenção na área da saúde e disciplina.

Principais atividades/ações desenvolvidas, não abrangidas em projetos:

* Luta permanente pelo respeito à legislação urbanística e ambiental da região da área de atuação da ALMA com acompanhamento de inquéritos e processos judiciais.
* Manutenção do calendário cultural da ALMA, destacando-se a organização de festa folclórica denominada ARRAIALMA.
* Motivação dos moradores para manter a ALMA viva do ponto de vista de participação social e sustentação financeira, para poder manter as despesas com processos administrativos e judiciais, inquéritos, atividades culturais, educativas e manutenção de jardins e gramados da área de atuação da ALMA.

Outras áreas de atuação: Movimentos sociais urbanos.

* Fórum ou Coletivo Estadual de ONGs.
* FAM-RIO - Federação Municipal de Associações de Moradores do Rio.
* FAMERJ - Federação Estadual de Associações de Moradores.


Contato e cargo:

Abílio Tozini: Presidente
Atilio Assumpção: Vice-Presidente
Tadeu Magalhães: Secretario
Léa Marchsshausen: Tesoureira