PRESTAÇÃO DE CONTAS DA ALMA

         COMUNICAMOS QUE, EM CUMPRIMENTO AO DISPOSTO nos parágrafos 2º, 3º e 4º do Art. 62 do Estatuto da ALMA, apresentamos os DEMONSTRATIVOS DE RECEITAS E DESPESAS atualizados até FEVEREIRO DE 2012 ao CONSELHO GESTOR DA ALMA e CONVOCAMOS O CONSELHO para apreciação desta prestação de contas. Esclarecemos que a Diretoria da ALMA fica assim plenamente em dia com sua prestação de contas, que, pelo Estatuto (ver Blog), deve ser apresentada durante o mês de março de cada ano.

          Enfatizamos que os membros do Conselho Gestor, Síndicos e Conselheiros devem disponibilizar vistas destes demonstrativos a todos os moradores que solicitarem. De acordo com o nosso Estatuto, Capítulo V, Art. 62, § 3º, por 30 (trinta) dias, contados da data em que foram disponibilizados estes demonstrativos,  a Diretoria  da ALMA receberá, sempre por escrito e devidamente identificado, questionamentos sobre estes demonstrativos de contas, seja nas reuniões do Conselho, onde elas estiverem ocorrendo, seja no endereço da ALMA para fins de referência de localização: Rua Lauro Muller, 66/1405, CEP: 22290-160, Rio / RJ.

          Na última reunião do mês de março de 2012 colocaremos em votação os questionamentos recebidos, sem prejuízo do direito dos moradores apresentarem outros questionamentos no prazo estatutário. O Conselho Gestor, convocado para examinar todos os questionamentos formalmente recebidos, decide sobre a aprovação ou não das contas apresentadas, conforme Estatuto, Cap. V,  Art. 62, § 4º.

          Os balanços apresentados demonstram que administrações de três prédios - 36, 46, 76 - CONTINUAM NEGANDO A CONTRIBUIÇÃO para a ALMA, e que por isso a ALMA continua tendo problemas com seu fluxo de caixa. 

          A nossa Associação de Moradores mais uma vez foi socorrida pela sua DIRETORIA, que suportou, com seu próprio ônus financeiro, a decisão dessas administrações não pagarem, bem como a decisão de outros em congelar ou diminuir o repasse da contribuição mensal para a ALMA.

          A ALMA faz, nas áreas externas aos prédios, o papel de um Condomínio de fato, regando, mantendo jardins, gramados, pequenos reparos, limpeza de canaletas da saia do morro e da praça, limpeza do lixo jogado, diariamente, nos gramados e jardins. A ALMA, ainda, produz mudas para os jardins e reflorestamento do morro, paga contas de água, energia elétrica, salários e encargos de três empregados, e despesas materiais com todas as atividades de representação junto a órgãos públicos pela Segurança, iluminação, limpeza, contra camelôs nas praças e calçadas, contra a invasão de mendigos, além de investimentos no uso da Justiça para fazer cumprir a Lei.

          O lugar onde moramos enfrenta problemas, mas bem menores que os que vemos pela cidade afora, e sabemos que A PRESERVAÇÃO DA BOA QUALIDADE DE VIDA É FRUTO DA INTENSA E INCANSÁVEL ATUAÇÃO DA ALMA.

          ENFRAQUECER A ALMA POR ASFIXIA FINANCEIRA, não fazendo o repasse da contribuição financeira dos prédios para a ALMA, significa PERDA DE QUALIDADE DE VIDA. 

          A ALMA TEM LUTADO PARA CONSEGUIR MANTER, com o BOM USO DO DINHEIRO DOS MORADORES e COM MUITO ESFORÇO E TRABALHO NÃO REMUNERADO DE CONSELHEIROS E DIRETORIA, que doam tempo de suas vidas e nada recebem em dinheiro por isso, e muitas vezes colocam recursos dos seus próprios bolsos, sabendo que o "pagamento" pelo seu abnegado trabalho e dedicação é, unicamente, A SATISFAÇÃO DE PRATICAR O BEM E PRESERVAR O AMBIENTE SAUDÁVEL DO LOCAL ONDE VIVEM. Desta maneira, também contribuem para preservar o tão combalido meio ambiente do Planeta.

          É uma questão de posição de boa ética perante a vida contribuir para manter o  que beneficia a todos de forma indistinta, tal como a contribuição para a Associação de Moradores, que cuida da melhoria e manutenção das condições de segurança de qualidade de vida de seus associados. A questão também é legítima, pois os benefícios decorrentes da atuação da ALMA contemplam, INDISTINTAMENTE, TODOS OS MORADORES.

          A quem interessa que a ALMA se enfraqueça?     

          Compreensível, se forem os que estão perdendo as ações judiciais, os que temem os inquéritos do Ministério Público, tais como os ocupantes com atividade comercial de área legalizada como APA, ou os que exercem atividades contra a lei em área residencial, ou, ainda, os que têm fins obscuros porque gostam da bagunça que a ALMA insiste erradicar!

          Mas... pode não pagar a ALMA por não gostar de quem está na Diretoria?
          Então, posso não pagar o Condomínio, se não gosto do síndico?


Fraternalmente,
pela Diretoria da ALMA
Abílio Tozini