ELEIÇÕES DA ALMA PARA 2013

 A ALMA, a mais aberta e democrática de todas as associações de moradores, divulga sua ELEIÇÃO de TODOS OS ANOS!
A eleição da ALMA ocorre TODOS OS ANOS no mês de ABRIL, e em 2013 será no dia 13 de abril.
TODO E QUALQUER MORADOR PODE PARTICIPAR DA ELEIÇÃO e se candidatar para qualquer cargo, bastando comprovar que é morador da área de atuação da ALMA.
A inscrição de candidatos ao Conselho e chapas para a Diretoria fica em aberto praticamente POR DOIS MESES, desde 01 de fevereiro até a última 3ª feira de março, que em 2013 será no dia 26 de março de 2013. Este calendário está definido no Estatuto da ALMA.
A ALMA PRESTA CONTA UMA VEZ POR ANO, TODO MÊS DE MARÇO, DE COMO USOU CADA CENTAVO ARRECADADO. E, uma vez disponibilizada a prestação de contas a cada Conselheiro e/ou Síndico/a, OS MORADORES DISPÕEM DE UM MÊS INTEIRO PARA QUESTIONAR AS CONTAS APRESENTADAS PERANTE O CONSELHO NAS REUNIÕES SEMANAIS, que ocorrem todas as terças-feira, de 21h às 23 horas em rodízio, uma semana em cada prédio que ceder espaço para a reunião da ALMA se realizar.
O CONSELHO GESTOR DA ALMA analisa os questionamentos que surgirem e adota as medidas que julgar necessárias, APROVANDO OU NÃO A PRESTAÇÃO DE CONTAS apresentada pela Diretoria.
AS DECISÕES NA ALMA SÃO TOMADAS PELO CONSELHO GESTOR, e a Diretoria é praticamente o órgão responsável por fazer cumprir as decisões do Conselho Gestor da ALMA.
Fazem parte do Conselho Gestor da ALMA os 26 Conselheiros eleitos e mais os Síndicos que aceitarem assinar o TERMO DE ADESÃO ao Conselho Gestor e mais os 4 Diretores, ou seja, NA ALMA O PODER É O CONSELHO GESTOR, um colegiado que poderá ter até 48 COMPONENTES, e que pode ser totalmente renovado a cada eleição anual, aberta, com voto secreto em urnas colocadas na portaria de cada prédio, onde podem votar todos os moradores acima de 16 anos.

Quem pode ser DIRETOR ou CONSELHEIRO da ALMA!?
Qualquer morador pode se candidatar desde que

1.Considere a existência da ALMA relevante, tal que invista parte do tempo de sua vida com ela (seja DEDICADO);

2.Tenha disposição em defender a ALMA dos ataques daqueles que tem seus interesses contrariados devido à atuação da nossa Associação de Moradores pelo bem comum e preservação do ambiente urbano (seja FIEL);

3.Situe os valores coletivos acima de interesses de indivíduos ou de grupos, de amigos, de parentes, ou grupos sociais ou econômicos, por mais tentadores que sejam os assédios ou temerosas as ameaças (seja CORRETO e CORAJOSO);

4.Respeite diferenças de pensamentos, consiga conversar com muitas pessoas ao mesmo tempo (em reuniões), ouvindo e aceitando que, às vezes, a idéia que mais agrada à maioria pode não ser a sua (aceite ser voto vencido, pratique a Democracia, tenha TOLERÂNCIA e COMPREENSÃO);

5.É desejável que tenha livres as noites de TERÇAS-FEIRAS, de 21:00 às 23:00 horas, dia da reunião semanal ordinária da ALMA fixada no Estatuto, que é quando o Conselho Gestor da ALMA se reúne para analisar e decidir sobre os assuntos de interesse da Comunidade (RESPONSÁVEL e COERENTE).


Portanto, quando alguém vier criticar as contas da ALMA, a democracia da ALMA, a transparência da ALMA, peça para este alguém se informar melhor antes de falar.

No cenário global, a ALMA coloca em prática O LEMA DA AGENDA DA HUMANIDADE PARA O SÉCULO 21: PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE.

A ALMA, além o seu lado reivindicatório perante o Poder Público, também ATUA COMO UM CONDOMÍNIO DE CONDOMÍNIOS, CONDOMÍNIO DE FATO, e é a responsável em grande parte pela organização e manutenção do espaço público de nossa vizinhança, espaço no entorno dos prédios, em parceria com os Órgãos Públicos competentes, para manutenção, por exemplo, dos jardins, gramados, brinquedos, quadras (estes últimos em parceria com Rio Sul).

Nossas mãos podem mudar o mundo: para melhor ou para pior, depende de cada decisão que tomamos a cada momento!  E o mundo não se resume às quatro paredes das nossas casas. Há o lado externo. Se não vigiarmos e lutarmos por ele, os ladrões, exploradores e gananciosos o dominarão e o destruirão. Aí só nos restará o espaço entre quatro paredes.

E agora que você já sabe um pouco sobre esse desafio que é ser Conselheiro ou Diretor da ALMA, aceita o desafio? Veja o Edital da Eleição no quadro de avisos ao lado da Cabine da PM, ou peça o mesmo para alma@centroin.com.br e o receberá por e-mail.