GRÁTIS: CAMINHADA ECOLÓGICA NO MORRO DA BABILÔNIA


O CGA, Conselho Gestor das APAs dos Morros da Babilônia, São João e Leme, e Entidades que o formam convidam para 

DIA 20 de NOVEMBRO/2011, Domingo, CAMINHADA ECOLÓGICA

comemorando:

12ª Primavera do CGA,
21 anos da APInha da Ramon Castilla (Lei 1579/90)
20 anos de criação da APA do Morro do Leme e Ilha da Cotunduba,
15 anos da criação da APA dos morros da Babilônia e São João,

com dois pontos de partida (ver abaixo) para ir até o TOPO do Morro da Babilônia e também tem o objetivo de:

lembrar sobre a necessidade de uma nova Consciência a fim de REDUZIR o Aquecimento Global e aprimorar nosso RESPEITO para com o MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS, e também:

para dar visibilidade à Parceria de adoção de APA entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o RIO SUL, e dar visibilidade a um dos mais bem sucedidos projetos da Prefeitura de nossa Cidade, o Projeto de Reflorestamento que usa mão-de-obra das próprias Comunidades vizinhas à área em recuperação ambiental,  com o apoio do RIO SUL, adotante das APAs dos Morros da Babilônia, São João e Leme, com a intermediação da ALMA, e trabalho de reflorestamento realizado pela COOPERATIVA DE REFLORESTADORES DA BABILÔNIA e acompanhamento do CGA (CONSELHO GESTOR DAS APAs). 

NÃO precisa fazer inscrição prévia, é só comparecer no horário e local que escolher, e pode convidar outras pessoas. Se estiver tempo chuvoso ligue para saber se vai ocorrer a atividade

=> para sair do PONTO 1 - BOTAFOGO/URCA => CHEGAR no LOCAL até 09:00 HORAS: Redondo Parque General Leandro atrás do nº 66 da Rua Lauro Muller (rua atrás do Rio Sul), e informações no dia pelo telefone 9121-1498 ou 9650-1898<= na dúvida ligue para confirmar se vai acontecer! Previsão de retorno ao ponto de partida: 14:00 horas.

=> para sair do PONTO 2 - LEME => CHEGAR no LOCAL antes de 09:30 HORAS, Esquina da Rua Ribeiro da Costa com a Ladeira Ari Barroso e informações ligar FONE 2295-6649 ou 7879-6319 <= na dúvida ligue para confirmar se vai acontecer! Previsão de retorno ao ponto de partida: 13:30 horas.

=> É necessário TRAZER documento de IDENTIDADE com foto (embalar em saquinho plástico para o caso de chuva no meio do caminho) no dia da CAMINHADA para poder adentrar em ÁREA MILITAR. 

Recomendamos vir de calçado fechado, porém leve, trazer uma garrafa pet de 2 litros de água por pessoa para beber e, comida nutritiva mas leve para um lanche comunitário no TOPO DO MORRO DA BABILÔNIA, antes do ABRAÇO COLETIVO AO MEIO AMBIENTE. 

Os primeiros participantes a chegarem aos pontos de partida receberão um BONÉ e uma CAMISA, que será o “uniforme” de nossa CAMINHADA, patrocinados pelo RIO SUL.

=> Menores podem participar, desde que acompanhados, e com o formulário de autorização que será distribuído e pode ser preenchido e assinado no dia pelo responsável pelo menor. 

CONFIRMAÇÃO: NÃO será enviada confirmação para quem se inscrever, é só aparecer no HORÁRIO MARCADO, e participar! 

SE ESTIVER CHOVENDO SERÁ ADIADA <=> na dúvida ligue para confirmar se vai acontecer! Telefones 9121-1498, 2295-6649 ou 7879-6319.

A atividade conta com o apoio
da Cooperativa de Reflorestadores da Babilônia,
da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC,
do Centro de Estudos do Pessoal do Exército,
da Prefeitura Militar da Zona Sul
e do RIO SUL, Amigo do Meio Ambiente, QUE patrocina permanentemente o REFLORESTAMENTO das APAs dos Morros da Babilônia, São João e Leme,
ALÉM DAS ENTIDADES QUE CONGREGAM O CGA E ENTIDADES ALIADAS. 

Todos se encontrarão no Topo do Morro da Babilônia para fazermos nosso Tradicional Abraço ao Meio Ambiente, previsto para ocorrer às 11:50 horas, e a descida começa às 13:00 horas.

A paisagem é deslumbrante e a trilha é considerada suave: ver roteiro ao final.

O trabalho de reflorestamento que vai ser observado é feito pela COOPERATIVA DE REFLORESTADORES DA BABILÔNIA, com recursos pagos pelo RIO SUL, projeto e acompanhamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMAC, CGA e ALMA

O reflorestamento nas APAs dos Morros da Babilônia, São João e Leme, além de mudar a paisagem de capim colonião, que todo ano pegava fogo, para áreas arborizadas, também gera emprego e renda para moradores das comunidades, que trabalham como reflorestadores. 

E nessas APAs dos morros da Babilônia, São João e Leme, com a intensa participação das Associações de Moradores das Comunidades Vizinhas, da SOAPA Leme do GAE e Ambientalistas, do Exército Brasileiro, que participa de forma ativa e de forma hospitaleira bimensalmente recebe a reunião dos ambientalistas, e atuação da SMAC, e outros Órgãos Públicos, os ecolimites, regra geral, tem sido respeitados. 

É importante enfatizar que o apoio do Rio Sul tem sido fundamental na implantação e constância da manutenção contínua do reflorestamento nos últimos 11 anos

Contamos com sua presença e dos seus amigos nessa nossa caminhada:

Os participantes receberão um BONÉ e uma CAMISA, que será o “uniforme” de nossa CAMINHADA, patrocinados pelo RIO SUL.

DADOS DA CAMINHADA:

MENORES DEVERÃO ESTAR ACOMPANHADOS DE UM ADULTO LEGALMENTE RESPONSÁVEL PELO MESMO, o qual DEVERÁ preencher UM FORMULÁRIO de RESPONSABILIZAÇÃO PARA O MENOR PARTICIPAR DA ATIVIDADE com os seguintes dizeres:

Na qualidade de responsável pelo menor abaixo
identificado, como (mãe, pai, tutor) ____________,
autorizo o mesmo, que tem ______ anos de idade, a
participar do referido passeio tendo ciência que os organizadores estão isentos de quaisquer ônus decorrentes de eventuais acidentes. Orientarei o menor pelo qual sou responsável a seguir com rigor toda a orientação dos guias e instrutores que acompanharão o passeio. Declaro estar ciente com o roteiro e condições do passeio e que DESPESAS EXTRAS CORRERÃO POR MINHA CONTA. 

Nome completo do menor:
Nome legível do responsável:
Endereço:
CEP:
Cidade:
Endereço eletrônico:
Identidade Nº
Órgão emissor da identidade:
Telefone de contato para emergência:
Assinatura do responsável: 

ROTEIRO proposto para a CAMINHADA: (poderá sofrer pequenas alterações)

PONTO 1: visão da Ilha Rasa (ou do Farol), do Arquipélago das Cagarras, do Forte de Copacabana, dos Morros Pavão e Pavazãozinho, Cabritos, Agulhinha e São João. 

PONTO 2: notar que existem poucas árvores com mais de um palmo de diâmetro, que são as árvores pré-existentes ao reflorestamento. Todas as árvores com diâmetro menor que um palmo são parte do trabalho de reflorestamento. A grande quantidade de leucena se deve ao sementeio da mesma para ajudar no sombreamento rápido como tática para retardar a germinação e crescimento do capim colonião.  

PONTO 3: paiol de guarda de explosivos usados na abertura do túnel do metrô. 

PONTO 4: casamata construída na época da 2ª Guerra para triangulação (usada com técnica para localização de navios alvo da nossa defesa) e também como ponto de observação. 

PONTO 5: árvore frutífera nativa, sete capas (sete capotes). 

PONTO 6: mirante do Rio Sul, de onde se observa bem o vale de Botafogo até o Humaitá, além de todo o entorno da enseada de Botafogo. 

PONTO 7: ruína de construção cujo último uso foi de um casal de idosos, que morou ali até cerca de 50 anos atrás, de onde se pode ver todos os prédios que formam a área de atuação da ALMA. 

PONTO 8: TOPO DO MORRO, ou MIRANTE DO TELÉGRAFO, que tem uma visão de 360 graus do Rio: Vale do Humaitá, Cristo Redentor, Botafogo, Dona Marta, Enseada de Botafogo, Flamengo, Ilha do Governador, fundos da Baia de Guanabara, Ponte, Niterói, Santo Amaro, Morro da Urca, Pão de Açúcar, Leme, Copacabana, Morros Dois Irmãos, Pedra da Gávea, Horto, voltando ao Humaitá. 

PONTO 9: ABRAÇO AO TOPO DO MORRO! 

PONTO 10: começo da descida passando por mais uma casamata.

PONTO 11: caminho todo arborizado pelo trabalho do reflorestamento

PONTO 12: descida
.